MINDSET: inteligência emocional e alta performance | Conceito de Mindset. Estudos de mentalidade. Relação entre Mindset e ensino superior. Avaliação de Mentalidade Pessoal. Conceitos de Mindset Fixo e Mindset de Crescimento. Avaliação pessoal de mindset fixo e de crescimento. Problematização sobre o desenvolvimento pessoal e profissional e a corresponsabilização do processo ensino-aprendizagem. Relação entre experiências e aquisição de habilidades e competências. Habilidades socioemocionais. Significado e desenvolvimento da metacognição. Conceito e reflexão sobre garra, esforço e perseverança necessários no contexto educativo. O fenômeno da neuroplasticidade e sua relação com o ensino superior educacional coaching e a construção de um Plano Educacional Singular. Possíveis estratégias para aperfeiçoar e manter uma mentalidade de crescimento. Os desafios da pós-graduação e a importância de uma excelente preparação para a vida e para o mundo do trabalho. |
Professor: Thiago Artur de Morais E-mail: thiago.morais@imepac.edu.br |
Metodologia da Pesquisa | Compreensão das estruturas e padrões de apresentação de trabalhos acadêmicos. A construção do conhecimento: do conhecimento espontâneo ao conhecimento científico. Aspectos teóricos e conceituais da pesquisa. Pesquisa científica. A construção da pesquisa científica. Estrutura do projeto de pesquisa. Trabalhos finais de pesquisa. Tecnologias de informação e comunicação de resultados de investigação. |
Professor: Herbert Cristian de Souza E-mail: herbert.souza@imepac.edu.br |
Interpretação e Produção Textual | Estudo das múltiplas formas da linguagem como instrumento de expressão e comunicação do ser humano. Variação linguística. Textualidade, coesão e coerência textual. Gêneros textuais. Tipologia do texto: características estruturais dos textos expositivo, argumentativo, narrativo, descritivo e instrutivo. |
Professora: Lucivânia Marques Pacheco E-mail: lucivania@imepac.edu.br |
Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo Social | Características do empreendedor. Empreendedorismo Social. Planos de negócios com conceitos de gestão estratégica e operacional. Explorar novas ideias e oportunidades de negócios. Conceitos relacionados com a responsabilidade social. A função social das empresas, o compromisso social e a gestão empresarial e as dimensões da responsabilidade social. Modelos de indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. O conceito e os desafios da responsabilidade socioambiental empresarial. As novas configurações emergentes no contexto da gestão socioambiental sustentável. |
Professora: Lucille Garcia Gomes E-mail: lucille.gomes@imepac.edu.br |
Português Instrumental para estrangeiros falantes de espanhol | Conhecer a língua portuguesa. Estudos sobre português. Relação entre a língua portuguesa e o espanhol. Aprender a se comunicar e compreender a língua portuguesa em diversas situações. Desenvolver a capacidade de utilizar a gramática portuguesa em diferentes situações. Conhecer a língua portuguesa padrão de norma culta e suas variantes coloquiais. Avaliação de situações e posicionamentos para a utilização correta da língua portuguesa. Aprender vocabulário, gramática e as nuances orais do português do Brasil. Desenvolver estratégias para escrever, compreender, falar e ler em português. Capacidade de usar o português com excelência, para a vida e o mundo do trabalho. |
Tutora: Nínive Fabiana de Souza Matos E-mail: ninive.matos@imepac.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/2566835867165914 |
Espanhol Básico para Brasileiros | Possibilita a aquisição de uma segunda língua a nível básico (A1): Espanhol. A compreensão e importância do espanhol no mundo contemporâneo. Noções gerais sobre a estrutura gramatical – morfologia, sintaxe e ortografia básica. Compreensão auditiva e textual. Produção oral e escrita. Conhecimento da cultura espanhola e latino americana. |
Tutora: Nínive Fabiana de Souza Matos E-mail: ninive.matos@imepac.edu.br |
Libras – Língua Brasileira de Sinais para Brasileiros | Este curso visa o desenvolvimento das habilidades necessárias para a aquisição de LIBRAS – a lógica da modalidade visual e gestual da comunidade Surda. Parâmetros da Libras. Alfabeto datilológico. Números. Uso do vocabulário da Libras em contextos diversos. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e da Cultura Surda. Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. |
|